O congresso propõe sessões de trabalho em Reuniões Plenárias, com especialistas no campo da arte, da educação artística e da ilustração. Este formato permitirá refletir sobre os temas propostos no Congresso.
keynote speakers
- Henrique Cayatte
- Designer, ilustrador e conferencista com vasto trabalho na área editorial. Fundador e autor do design global, editor e ilustrador do jornal Público até 2000. Co-autor do sistema de sinalética e comunicação da EXPO ’98. Foi responsável pelo design dos Pavilhões de Portugal nas exposições universais na Expo’98, Hannover 2000 e Aichi 2005 no Japão. Comissário e designer de exposições como Cassiano Branco uma obra para o futuro, Liberdade e Cidadania 100 Anos Portugueses, Engenharia Portuguesa do Século XX e 1990/2004 Arquitectura e Design de Portugal na Trienal de Milão. Autor do design da revista Egoísta, do Diário de Notícias [até Fevereiro de 2007], da revista Cubo, entre outras publicações. Autor do design global do novo Passaporte Electrónico Português e do Cartão Único de Cidadão. Membro eleito da direcção europeia de design [BEDA The Bureau of European Design Associations]. Professor convidado da Universidade de Aveiro. Presidente do Centro Português de Design.
- Marisol Anguita
- Professora de Educação Infantil. Na atualidade dirige o mestrado “Artes Visuais e Educação: uma abordagem construcionista” na seção de Pedagogias Culturais da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona. Faço parte do grupo da Perspectiva Educativa dos Projetos de Trabalho (PEPT) do Instituto de Ciências da Educação da Universidade de Barcelona. Formadora desde a Perspectiva Educativa dos Projetos de Trabalho (PEPT), do qual tento reinventar outras rotas ligada à inovação e à mudança na escola. Autora de várias publicações relacionadas com a inovação na escola ligada à PEPT, à cultura matemática das pessoas, ao desejo de mudança e criatividade social. Entendo a educação como uma paisagem possibilitadora que permite às pessoas pensarem em conjunto e construir histórias que nos transformem. Uma escola como horizonte de território que torna possível ser uma criação compartilhada. Que convide a um contágio que se funde, que funda e confunda num movimento compartilhado.
- Francisco Providência
- Formou-se em Design de Comunicação na FBAUP tendo sido distinguido pela Fundação António de Almeida e bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Com atelier desde 1985, foi distinguido pelo CPD com os Prémios Nacionais de Design. Enquanto profissional tem desenvolvido atividade em desenho editorial e identidade, mobiliário, equipamento urbano e museografia. Foi diretor de design da editora infanto-juvenil Civilização. Foi ilustrador diário do JN entre 2006 e 2011 (jornal diário generalista português lidere de audiência).Foi docente de Design e Fotografia na FBAUP e de Desenho na FAUP. É docente no DECA da Universidade de Aveiro, onde dirige o Mestrado em Design. Conferencista nacional e internacional de Design, desenvolve atividade científica pelo ID+. Participou em diversas exposições internacionais em representação de Portugal (ICEP, CPD, Presidência da República). É consultor do CPD. É membro assessor da Bienal Iberoamérica do Design, DIMAD. Foi distinguido com o prémio Red Dot (2008). O Museu de Penafiel, por si desenhado, foi selecionado para o Melhor Museu Europeu do Ano / EMYA e distinguido como Melhor Museu Português / APOM (2009).
- Eileen Adams
- Consultora independente, cujo trabalho se relaciona com a arte, design, meio ambiente e educação. Trabalhou como professora, educadora de professores, pesquisadora, consultora, examinadora e escritora. A sua experiência de ensino abrange todos os níveis, incluindo escolas primárias e secundárias, ensino superior e desenvolvimento profissional. Foi examinadora externa em quatro instituições de ensino e foi examinadora Vice-Chefe para o Bacharelato Internacional. A sua investigação e publicações têm incidido sobre educação ambiental, arte e educação em design, colaboração interprofissional na educação, participação dos jovens na mudança ambiental, na escola como um ambiente de aprendizagem, na arte pública e no desenho como um meio de aprendizagem. O seu trabalho em educação tem sido divulgado em cursos e conferências em 23 países.
Durante os últimos dez anos, Eileen tem trabalhado com a Campanha de Desenho para desenvolver programas de educação e profissionais. Estes envolveram educadores em escolas, museus, galerias, sites sobre património e na comunidade centrando-se na aprendizagem através do desenho. Atualmente lidera um programa de mentores designada Campanha para o Desenho, que pretende integrar o uso do desenho como um meio de aprendizagem para os professores. É também Comissária da Comissão de Design de Gales.