participação

TEMAS

1. Educação e cultura visual: construindo a Memória, construindo-nos desde as Memórias

A memória colectiva como influência da memória individual e vice-versa permitem a construção de identidade na infância. Pretende-se com este tema contributos que refiram como os discursos culturais na infância são importantes, desde a identidade, o brincar individual e social, a construção e a afirmação do “eu” no mundo, o desejo como desígnio na forma de interagir com os outros, os afectos, o design como referente, as relações icónicas da memória e a cultura visual como meio/transferência de conhecimento.

2. Cultura visual e infância: Autoria e Autorias

As manifestações autorais singulares e colectivas constituem modos de ver, sentir, projetar e de comunicar a identidade, sendo essas manifestações veiculadas por um desejo e um desígnio que se materializam num artefacto ou numa brincadeira. Esperamos contributos relacionados com a relevância da autoria revelando exemplos que se centram em referências na construção da identidade e de discursos culturais, nas interpretações da realidade/ficção, no brincar e nas experiências pessoais enquanto artistas, ilustradores, designer’s e educadores enquanto ‘construtores’ de sentido para a criança.

3. Infância e educação: Projeto e Projetos

Os desenhos e os projetos participam na construção de uma ideia maior de Desenho e Projeto. Estas manifestações constituem representações tangíveis que todos aspiramos enquanto criativos e servem como meios para estabelecer a comunicação. Procura-se com este tema contributos que questionem a relação entre o desenho, a tipografia e a ilustração e como estes são fundamentais na construção de projeto da criança e para a criança, com incidência na representação na comunicação de uma ideia, na tipografia como imagem, no texto vs ilustração, na imagem vs interpretação, no desenho como processo subjacente ao projeto: grafia e criatividade, ou no desenho como momento da arte: do simbólico ao sintomático.

4. Ilustração e cultura visual: Tecnologia e Tecnologias

Os materiais de uso pessoal e de reprodução envolvem diferentes técnicas e processos dando origem a expressões distintas. A sua escolha é determinante para o desenvolvimento do projeto (lápis, aguarela, guache, colagem…), na reprodução do artefacto (serigrafia, offset, tipografia…) e ainda independentemente da sua natureza (brinquedos, jogos interativos…) que envolvem tecnologias bem distintas das anunciadas, estas acabam por desempenhar um papel importante na ‘construção’ da cultura visual, muitas vezes ignorada. A este nível esperamos contributos sobre a selecção e os usos dos meios tecnológicos, das suas influências não só do ponto de vista dos adultos como também das crianças.

5. Infância, cultura visual e ilustração gráfica: Novas Abordagens Educativas

Educar-me e educarem-me são dois paradigmas inerentes à aprendizagem da criança, onde a transmissão do conhecimento pode ser abordada de forma distinta, através da criatividade, experimentação e pelo brincar. Com este tema pretendem-se contributos centrados em metodologias de ensino relacionadas com o desenho, a tipografia, imagem e a aprendizagem lúdica, explorando os meios de representação como forma de análise/crítica/síntese, os modelos, a cópia como processo de (des)aprendizagem, a educação na promoção e desenvolvimento do brincar.

 

COMUNICAÇÕES E POSTERS

As pessoas interessadas podem apresentar através de um poster ou comunicação oral trabalhos de criação, prática pedagógica e pesquisa, relacionados com os temas do Congresso.

Cada participante pode submeter no máximo um (1) contributo que será analisado pelo Comissão Científica do Congresso utilizando um processo de revisão por pares.

Para a apresentação oral das comunicações, o Congresso propõe Mesas de Debate para compartilhar as comunicações selecionadas e proporcionar discussões paralelas. As comunicações selecionadas serão previamente publicadas na web, de forma que os participantes possam conhecê-las. Para o desenvolvimento das mesas de debate, os participantes irão também propor uma série de temas-problema que serão debatidos após a apresentação de comunicações.

O Congresso irá permitir um espaço para a Apresentação e Mostra de Posters selecionados pela Comissão Científica após um processo de revisão por pares. Os posters serão expostos durante todos os dias do Congresso. O autor deve estar atento aos intervalos dedicados à exposição dos posters no programa para responder a consultas do público.

INFORMAÇÕES PARA PARTICIPAR DO CONGRESSO

Instruções para o envio de artigo completo

Ao se registar no Congresso e tendo o seu contributo sido aceite pelo Comité Científico, poderá apresentar seu trabalho no Congresso através de exposição oral ou de poster. O texto completo da sua contribuição será publicado no site do Congresso (ISBN), após a presença de um dos autores na conferência. Para esta edição, o documento irá incluir até 5 imagens coloridas inseridas de acordo com o Arquivo Modelo disponível no site do Congresso. No caso de imagens a preto e branco, não há limitação quanto ao número, desde que o comprimento total do documento não seja superior a 5 páginas no formato A4. Se o autor(s) considerar necessário poderá, para a edição online das actas do congresso, incluir um maior número de imagens a cores, desde que o comprimento total do documento não exceda 5 páginas em formato A4.

SOBRE O PROCESSO DE REVISÃO POR PARES

No processo de revisão por pares, dois membros do Comité Científico irão avaliar o seu trabalho. Se estes tiverem sugestões ou comentários sobre o documento, serão incluídos numa tabela que será enviado para sua revisão.
Se os dois membros do Comité aceitarem o seu trabalho sem comentários na primeira fase da revisão, a sua contribuição será incluída no Livro dos Actas do Congresso para publicação. Nos casos em que um ou ambos os membros do Comité solicitem uma revisão do documento, deverá fazer as correções necessárias ao texto em conformidade com as datas que a Organização do Congresso estipulou, e enviar o documento novamente para re-avaliação na segunda fase.

O seu trabalho não será aceite para publicação no Livro dos Actas do Congresso (formato digital) nos seguintes casos:
• Se os dois membros do Comité Científico o classificarem como “não aceite” na primeira fase de revisão.
• Se a versão apresentada para a revisão na segunda fase não for aceite.